segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O aborto

A 11 de fevereiro de 2007, os Portugueses foram às urnas darem opinião sobre um facto polémico, muito polémico: a despenalização do aborto.
Na altura, formara-se vários movimentos cívicos, quer pelo lado do 'não' (apoiado pela Direita e pela Igreja Católica), quer pelo lado do 'sim' (muito apoiado pela Esquerda).
A despenalização do aborto avançou depois da vitória do 'sim' no referendo, com 59,2%, contra 40,8% do 'não'.
Antes o aborto era permitido pela lei portuguesa em casos de violação da mulher e de perigo de vida quer para a mãe quer para o bebé.
Para mim custa-me que não se veja o aborto como um assassínio. Custa-me acreditar que muitos portugueses não se tenham sentido 'incomodados' em dizer 'sim, matem um bebé, que já o é antes de nascer. Custa-me também pensar que grande parte dos portugueses tivessem achado que abortar é uma questão de liberdade.

Estamos a entrar numa época do ano em que se festeja o nascimento de Jesus. É um momento propício a pensar sobre o tema.

2 comentários:

  1. Concordo e discordo com aquilo que disseste. O aborto pode ser considerado um crime, uma vez que estamos a MATAR uma criança, mesmo assim quando a mulher é vítima de violação concordo que recorra ao aborto, o mesmo se passa quando a mãe ou o bebé estejam em perigo de vidal, como tu referiste, mesmo assim é preciso deixar bem saliente que quando uma adolescente engravida sem ser por violação, mas por descuido, não deveria ser permitido que recorresse ao aborto. Caso este fosse proíbido.
    «
    »
    Continuem assim, o blog está muito bom!

    ResponderEliminar
  2. Assino por baixo, tudo o que disseste.
    E realmente, é uma boa altura para pensarmos porque é que a humanidade deixou de dar valor à vida, seja qual for a idade(embrião/feto/criança, jovem, adulto, idoso).
    Para mim, nenhum embrião tem culpa de como foi concebido, se foi com ou sem projecto. Tem direito a viver.
    É altura de ter esperança na vida e nas vidas. Tudo se resolve, menos a morte.

    ResponderEliminar